Os 3 supercomputadores mais rápidos do Brasil

O Brasil também está na lista mais importante da supercomputação mundial: o TOP500, que mostra o poder e as características das 500 mais rápidas máquinas de processamento de dados do mundo.

O país figura com 3 supercomputadores na lista divulgada em junho desse ano. Nas imagens a seguir, veja quem são eles e, também, quais são suas configurações e funções.

Galileu

Instalado na Petrobras, o supercomputador é usado para ajudar na exploração de petróleo na região do pré-sal, assim como o Grifo04.

Ele pode simular os riscos da retirada do óleo nas aguas profundas, indicar qual é o melhor tipo de infraestrutura para levar o petróleo à costa e, ainda, saber como a corrente marítima pode afetar aa vida dos dutos que retiram o óleo do fundo do mar.

O supercomputador fica instalado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ. Ele é capaz de processar 160 trilhões de cálculos por segundo – portanto, tem a capacidade de 160 teraflops. Essa potência toda é gerada por uma arquitetura com servidores Sun Blade x6048 e processador Xeon X5560 que somam, no total, 6.464 núcleos.

Tupã

Instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tupã custou 50 milhões de reais. Ele é usado para simular mudanças climáticas e, claro, ajudar na previsão do tempo.
O supercomputador é considerado um dos mais avançados do mundo para simular mudanças climáticas. Graças ao seu hardware capaz de realizar 205 trilhões de operações de cálculos por segundo e processar em 1 minuto um conjunto de dados que um computador convencional demoraria mais de uma semana.

Em 2010, o Tupã foi considerado pelo Top500 o 29º supercomputador mais rápido do mundo. Na lista mais recente, feita em junho deste ano, ele ocupa a 79º posição.

Grifo04

É o mais potente supercomputador da atualidade: ele ocupa a 68º posição na lista do TOP500. Instalado na Petrobras, o Grifo04 também é o supercomputador mais rápido da América Latina. Ele é usado para simular, com imagens, a exploração de petróleo na região do pré-sal. Além disso, ele roda um software que faz simulações sísmicas – algo necessário para explorar o óleo em regiões de aguas profundas.

O computador, desenhado e produzido pela Itautec, conta com 1088 GPUs NVIDIA Tesla M2050 e 544 CPUs hexa-core Intel X5690. Além disso, ele tem 17 TB de memória RAM (incluindo 3TB de GRAM) e mais de 1 PB em discos locais.

Com todo esse hardware, o sistema tem capacidade para realizar mais de 250 trilhões de operações matemáticas por segundo. A Petrobras pagou 17 milhões de reais pelo equipamento. O valor inclui custos de serviços de manutenção e garantia de hardware por quatro anos.

Anúncios

Uma resposta em “Os 3 supercomputadores mais rápidos do Brasil

  1. Olá!

    Excelente matéria… Por favor! Estou fazendo um trabalho universitário de Computação Distruibuida e necessito de algumas informações sobre os supercomputadores: GRIFO04, GRIFO06, TUPÃ.

    Poderia me passar alguma fonte confiável de 2013 ? Os dados que necessito são: Local onde está instalada, Sistema Operacional, Identificação de nó, Quantidade de elementos de processamentos (cores), Quantidade de memória RAM, Rede de Interconexão;

    Muito obrigado amigo.

    Mendax

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s